Emprego do Concreto Auto Adensável Pré-fabricado - Estudos das propriedades do CAA

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2.4 Estudos das propriedades do CAA

O conhecimento das propriedades físicas do CAA aplicado à produção de peças de concreto pré-fabricado é fundamental para o atendimento aos parâmetros de cálculo estabelecidos em projeto e comprovação da qualidade do mesmo.

Transporte do concreto auto adensável com carrinho sobre trilhos

Figura 6 – Transporte do concreto auto adensável com carrinho sobre trilhos

O CAA apresenta em sua composição um teor menor de agregado graúdo, o módulo de elasticidade tende a ser menor em relação ao concreto convencional de mesma resistência à compressão (REPETTE, 2011).

Resultados de resistência à compressão do concreto

Neste contexto, apresentam-se dados de caracterização do CAA empregados na empresa em questão. Foram realizados ensaios de resistência à compressão e módulo de elasticidade estático (MEE), seguindo as prescrições normativas nacionais. Esses ensaios foram realizados no laboratório da ABCP, sendo os resultados apresentados nas Tabelas 4 e 5.

Resultados do módulo de elasticidade estático (MEE) dos CAA's estudados

A norma ABNT NBR 6118 (2014) abrange valores para módulos de elasticidade para concretos com resistência à compressão superiores a 50MPa. Neste contexto, os resultados obtidos nos ensaios foram comparados com os dados previstos na norma, sendo indicados na Figura 7.

 

Análise comparativa dos resultados do módulo de elasticidade estático (MEE) obtidos dos CAA's
Figura 7 – Análise comparativa dos resultados do módulo de elasticidade estático (MEE) obtidos dos CAA's

 

Consoante com a maioria dos trabalhos brasileiros sobre módulo, o modelo de previsão do módulo adotado pela ABNT NBR 6118 (2014) superestima o módulo efetivo do concreto.