Concreto - Detalhamento da armadura de flexão
Detalhamento da armadura de flexão em seção longitudinal de viga de concreto armado. Quando se tem uma armadura mergulhada em uma massa de concreto é esperado que se garanta uma boa aderência entre essas partes, para que, com isso se tenha uma boa condição de trabalho para essa peça. Para isso foi criada uma série de metodologias para se determinar um comprimento que, a partir do qual, se tivesse a segurança de que, para as solicitações que a armadura teria de suportar, a armadura não fosse arrancada da peça. Para esse comprimento deu-se o nome de comprimento de ancoragem. O efeito da aderência tem três razões principais: 1ª) Adesão ou efeito de cola 2ª) Atrito de escorregamento 3ª) Engrenamento mecânico entre a superfície da armadura e a do concreto. Em uma abordagem macroscópica, como é realizada na análise da teoria de flexão, adota-se que ocorre aderência perfeita entre concreto e armadura. Zonas de Aderência O comprimento de ancoragem básico depende da resistência de aderência de cálculo fbc1, sendo essa, dependente de alguns fatores, entre os quais podemos citar: Posição da armadura ao longo da altura de concretagem da peça; Inclinação dessa armadura; Conformação superficial das barras (se é lisa ou com saliências); Resistência do concreto. Desses quatro fatores, tanto o primeiro quanto o segundo constituem o embasamento para se determinar as zonas de aderência e as condições de boa aderência. Verifica-se uma condição de boa aderência quando se tem barras inclinadas a mais de 45° com relação à horizontal, e quando, apesar das barras estarem a uma inclinação menor que essa, elas estiverem situadas nas seguintes regiões: As zonas de aderência são classificadas como de boa aderência( chamada zona I) e de aderência prejudicada ( chamada zona II). Nessa abordagem adota-se que a altura das abas das vigas não ultrapassem os 30 cm, como se é verificado quase na totalidade das vezes. Zonas para h entre 30 e 60 cm. Zonas para h maior que 60 cm. O principal fator para uma boa aderência entre o concreto e a armadura é o bom envolvimento entre essas partes. Uma atividade presente no processo de fabricação do concreto é a de vibração. Esse processo é utilizado para se eliminar os vazios gerados durante a moldagem da peça. Essa vibração acaba gerando a movimentação da água em excesso para a parte superior da peça e com 'isso parte dessa água acaba ficando retida na parte inferior da armadura. Com o tempo, essa água dá lugar a vazios que diminuem a área de contato entre concreto e armadura. Isso justifica o fato de as armaduras posicionadas na parte superior das peças estarem classificadas como estando em uma área de condição de aderência prejudicada. O valor de fbd é dependente do tipo de conformação superficial da barra utilizada, da zona na qual essa barra será alojada, e do diâmetro de barra em utilização. Emendas por traspasse As emendas por traspasse são uma prática comum em engenharia, por exemplo, nos casos nos quais o vão a ser vencido ultrapassa o comprimento máximo de fabricação de armaduras. As emendas por traspasse são vantajosas com relação a outras técnicas de "junção" de barras, como por solda ou luvas, pois é um método simples e dispensa a necessidade de material alternativo para a sua execução. Para se realizar a construção das emendas é necessário se determinar um comprimento, que a partir do qual se garanta segurança na "junção" das barras, esse comprimento é chamado de comprimento de emenda (lot). O comprimento de emenda é determinado a partir do comprimento de ancoragem necessário (lb,nec), da distância transversal entre eixos de emendas e pela proporção de barras com emenda na mesma seção. As emendas por traspasse são consideradas na mesma seção quando se superpõem ou quando suas extremidades mais próximas não estiverem afastadas de mais de 0,2 lot. Ao longo do comprimento de emenda deve ser usada também armadura transversal de costura, sendo que os próprios ramos horizontais dos estribos podem ser utilizados para esse fim. Decalagem O processo de decalagem consiste na prática, na translação do diagrama de momento fletor para o lado mais desfavorável, para que com essa medida, se consiga reduzir a possibilidade de ocorrência de ruptura por escorregamento da armadura sobre os apoios da viga. Então como descrito anteriormente o processo de decalagem corresponde a um deslocamento entre os diagramas de momento fletor dividido por um valor z em comparação ao diagrama de resultante de tração no banzo.